© 2014 by SERGIO BARCELLOS. Proudly created with Wix.com

Museu Afro Brasil

São Paulo

 

 

SOBRE A INSTITUIÇÃO

O Museu Afro Brasil está localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do mais famoso Parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, o Museu conserva, em 11 mil m2 um acervo com mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje. O acervo abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.

O Museu exibe parte do seu Acervo na Exposição de Longa Duração, realiza Exposições Temporárias e dispõe de um Auditório e de uma Biblioteca especializada que complementam sua Programação Cultural ao longo do ano.

O horário de funcionamento é de terça a domingo das 10h às 17hs, com permanência até às 18h. Na última quinta-feira de cada mês, o horário de funcionamento será estendido até às 21hs.


 

PESQUISA AO ACERVO

Biblioteca Carolina Maria de Jesus

A Biblioteca Carolina Maria de Jesus possui cerca de 10.000 itens, incluindo livros, revistas e outros tipos de periódicos, teses, pôsteres e material multimídia, com uma coleção especializada em escravidão, tráfico de escravos, abolição da escravatura, da América Latina, Caribe e Estados Unidos. Além de diversos exemplares das obras de Carolina Maria de Jesus publicadas em vários países, o Museu Afro Brasil tem em seu acervo um caderno autógrafo de Carolina Maria de Jesus que pode ser consultado mediante agendamento prévio para consulta de terça a sexta-feira,  das 10h às  17h30 e aos sábados de 10 às 14h. 

Endereço:

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n

Parque Ibirapuera - Portão 10

São Paulo / SP - Brasil - 04094 050

Fone: 55 11 5579 0593

 

 

COLEÇÃO CAROLINA MARIA DE JESUS

 

CONTEÚDO E ESTRUTURA

Datas-limite: 10/08/1959 a 26/10/1959

Itens: 01 caderno autógrafo contendo entradas de diário.

Data de entrada:

Forma de entrada: Doação

Origem: Coleção particular Audálio Dantas

 

I           CADERNO DO FUNDO

 

Localização:              

Autoridade:                Jesus, Carolina Maria de, 1914-1977

Incipt:                         “O preto que vende verduras veio pidir comida.(...).”

Local:                          São Paulo

Data:                           1959

Paginação:                  154 p.

Fundo:                        Carolina Maria de Jesus

Conservação:             Regular

Autenticidade:           Original

Apresentação:            Manuscrito

Notas:                        

Descrição física:       Caderno feito com folhas avulsas de livro contábil, “registro de despesas operativas”, com dois furos na margem superior, presas com barbante.Dimensões: 23,5cm x 27,5cm.

 

 

Voltar