Peça de Teatro: “Obrigado Senhor Vigário”
Resumo de: Jardel Socoll
Descrição do cenário:
Residência antiga do Senhor Jose Ruiz.
Personagens:
José de Oliveira: Padre
João Ruiz: Pai de Clara
Vanda: Mulher falecida de João Ruiz
Clara Ruiz: Filha de João Ruiz
Manoel Ruiz: Irmão de João Ruiz
Helena Ruiz: Esposa de Manoel Ruiz
Pedro da Graça Ruiz: Filho de Manoel e Helena Ruiz
Júlio da Cunha: Pretendente de Clara, imposto por Helena.
Sinopse:
A peça inicia-se com um diálogo entre João Ruiz e o Padre José de Oliveira. João Ruiz está doente e entrega ao padre os documentos da herança, que ficará toda para a filha Clara. Pede para que o padre cuide de Clara, após a sua morte. Clara tem apenas três anos de idade, e sua mãe falecera há um ano. João Ruiz faz o mesmo pedido ao seu irmão, Manoel, e à cunhada, Helena, que tomem conta de sua filha e dos seus negócios, quando ele se for. João Ruiz falece, e sua filha fica aos cuidados de Manoel e Helena.
Helena transforma Clara em sua criada, em vez de deixá-la estudar, conforme o pedido e a vontade de João Ruiz. Pedro, filho de Helena e Manoel, não concorda com o tratamento que a prima Clara recebe, e adverte os pais, que um dia eles terão que pagar por isso. Helena quer que Clara se case com Júlio, mesmo sem amor, só para se ver livre dela. O Padre vai visitar a casa de Helena, para conversar com a noiva. Mesmo percebendo que Clara é tratada como escrava pelos seus tutores não fez nada e muito menos revela os desejos de seu pai.
Chega o dia do casamento de Clara e Júlio. A igreja está lotada, e Clara fica confusa, porque não convidou ninguém. Padre José de Oliveira começa o sermão e conta toda a história, apresentando os documentos e obrigando Helena e Manoel a entregarem tudo o que pertence a Clara, e os aconselha a sumirem da cidade. Clara não se casa com Júlio e assume toda a herança que seu pai a deixou.