© 2014 by SERGIO BARCELLOS. Proudly created with Wix.com

Peça de Teatro: “Obrigado Senhor Vigário”

Resumo de: Jardel Socoll

Descrição do cenário:

Residência antiga do Senhor Jose Ruiz.

 

 

Personagens:

José de Oliveira: Padre

João Ruiz: Pai de Clara

Vanda: Mulher falecida de João Ruiz

Clara Ruiz: Filha de João Ruiz

Manoel Ruiz: Irmão de João Ruiz

Helena Ruiz: Esposa de Manoel Ruiz

Pedro da Graça Ruiz: Filho de Manoel e Helena Ruiz

Júlio da Cunha: Pretendente de Clara, imposto por Helena.

 

 

Sinopse:

A peça inicia-se com um diálogo entre João Ruiz e o Padre José de Oliveira. João Ruiz está doente e entrega ao padre os documentos da herança, que ficará toda para a filha Clara. Pede para que o padre cuide de Clara, após a sua morte.  Clara tem apenas três anos de idade, e sua mãe falecera há um ano. João Ruiz  faz o mesmo pedido ao seu irmão, Manoel, e à cunhada, Helena, que tomem conta de sua filha e dos seus negócios, quando ele se for. João Ruiz falece, e sua filha fica aos cuidados de Manoel e Helena.

 

Helena transforma Clara em sua criada, em vez de deixá-la estudar, conforme o pedido e a vontade de João Ruiz. Pedro, filho de Helena e Manoel, não concorda com o tratamento que a prima Clara recebe, e adverte os pais, que um dia eles terão que pagar por isso. Helena quer que Clara se case com Júlio, mesmo sem amor, só para se ver livre dela. O Padre vai visitar a casa de Helena, para conversar com a noiva. Mesmo percebendo que Clara é tratada como escrava pelos seus tutores não fez nada e muito menos revela os desejos de seu pai.

 

Chega o dia do casamento de Clara e Júlio. A igreja está lotada, e Clara fica confusa, porque não convidou ninguém. Padre José de Oliveira começa o sermão e conta toda a história, apresentando os documentos e obrigando Helena e Manoel a entregarem tudo o que pertence a Clara, e os aconselha a sumirem da cidade. Clara não se casa com Júlio e assume toda a herança que seu pai a deixou.

 

Retornar