Organização e classificação do acervo de Carolina Maria de Jesus no 

Arquivo Público Municipal Cônego Hermógenes Cassimiro de Araújo Brunswik

Sacramento, MG

 

 

Etapas da organização e classificaçao do acervo em Sacramento

 

Em novembro de 2013 e março de 2014, foram realizados levantamentos iniciais dos documentos constantes do acervo de Carolina Maria de Jesus, no Arquivo Público Municipal de Sacramento. Os documentos encontravam-se acondicionados em envelopes e agrupados sem qualquer critério. Embora houvesse etiquetas constando o número do lote de documentos e uma descrição sumária, era evidente a ausência de critérios de classificação e organização. Além disso vários envelopes estavam amarrados com barbante ou elástico.

Os documentos do acervo haviam sido higienizados quando do processo de microfilmagem através do convênio entre a Fundação Biblioteca Nacional e a Library of Congress, em 1996. No entanto, a forma como estiveram acondicionados durante os anos seguintes comprometeu o trabalho de conservação realizado. Vários cadernos estavam inapropriadamente acondicionados em sacos plásticos, em um ambiente sem controle de temperatura ou umidade. A medida imediata foi retirar esses cadernos dos sacos plásticos e acondicioná-los, temporariamente, em papel seda, indicando no envelope quando o estado de conservação precário desaconselhava o manuseio.

A primeira etapa do trabalho contou com a participação dos pesquisadores Jardel Socoll e Eliana Vilas Boas, então funcionária do Arquivo Público Municipal de Sacramento, e pesquisadora de Carolina Maria de Jesus. Em seguida, os documentos foram examinados individualmente, descritos, classificados e organizados de acordo com o arranjo feito pela equipe de pesquisadores da Biblioteca Nacional, dividindo os documentos em caixas, que equivalem, sempre que possível, aos rolos de microfilmes da BN, separados por gêneros: Diários, Miscelânea, Romances e Documentos diversos.

Uma vez realizadas as tarefas iniciais da primeira etapa, foram feitas anotações nos envelopes contendo os documentos, indicando seu código localizador, gênero, datas-limite e estado de conservação. Sempre que necessário, foi recomendado o não manuseio por conta do estado de conservação ruim. Alguns cadernos contêm folhas mutiladas, manchadas, lombadas danificadas, etc. Essas informações foram incluídas na descrição física dos documentos. As caixas provisórias contendo os envelopes foram identificadas de modo a facilitar a localização de um dado documento, para evitar o manuseio desnecessário de todas as caixas em busca de um caderno específico, como acontecia antes do trabalho de classificação e organização feito pelo projeto Vida por escrito.

Marcando a etapa final, deste trabalho, do projeto Vida por Escrito, foram adquiridos envelopes e caixas confeccionados com material neutro, ou alcalino, para substituição dos envelopes e caixas utilizados temporariamente na primeira etapa do trabalho. Os envelopes e caixas foram adquiridos na Talas, que fornece também material de conservação e preservação de arquivo para a Biblioteca Nacional.  Essa etapa do projeto ocorreu em agosto de 2014, uma vez mais contando com a participação da pesquisadora Eliana Vilas Boas.

IApós verificação das descrições dos documentos, foram corrigidas impressisões e equívocos detectados e cada envelope passou a conter os seguintes dados: nome do fundo, identificação do gênero textual e/ou documental, data-limite, quando existente, número identificador ou notação, localização do documento, quando existente, no rolo de microfilme da Biblioteca Nacional, e observações gerais e ou específicas de cada documento, tais como sua descrição física e estado de conservação.

A confecção do guia do acervo de Carolina Maria de Jesus, mapeando e descrevendo sua obra custodiada por algumas instituições estará disponível no Arquivo Público Municipal de Sacramento, servindo com um útil instrumento de pesquisa para reconhecimento prévio da documentação existente e para acelerar o procedimento de visita e consulta ao acervo. Infelizmente, o Arquivo Público Municipal de Sacramento não está dotado de um profissional com conhecimento arquivístico para cuidar não somente do acervo de Carolina Maria de Jesus mas também de todos os documentos históricos alí custodiados. Várias solicitações vêm sendo feitas junto à Prefeitura Municipal de Sacramento no intuito de aprimorar as condições ambientais e de mão de obra do Arquivo Público. Até o momento, não houve algum retorno oficial da administração pública comprometendo-se a adotar medidas de preservação e conservação dos documentos guardados no Arquivo Público de Sacramento.

Em eventos públicos, por ocasião do centenário de Carolina, o prefeito da cidade tem alegado estar ciente da necessidade de restauro dos documentos danificados e da digitalização do fundo completo da escritora, de instalação de climatização apropriada no ambiente de guarda do arquivo e, também, da necessidade da presença de um profissional de gestão de arquivo para implementar procedimentos e medidas adequadas. No entanto, até o momento, nada foi realizado. Ao contrário, os cadernos autógrafos da escritora continuam sendo transportados para eventos fora da cidade de Sacramento, sendo exibidos em locais sem proteção, permitindo que visitantes manuseiem as páginas dos documentos raros, sem critério ou proteção. Os esforços dos projeto Vida por escrito, assim como os esforços de pesquisadores da escritora sacramentana, serão nulos se a Prefeitura Municipal de Sacramento não assumir uma postura responsável em relação à riqueza histórica contida nos documentos do Arquivo Municipal de Sacramento. 

Em maio de 2014, a pedido da filha da escritora, Vera Eunice de Jesus Lima, foi elaborado um textos contendo sugestões de medidas emergenciais e de médio prazo para melhoria das condições de guarda dos documentos do Arquivo Público Municipal de Sacramento. Esse documento foi repassado para a administração pública, que ainda não acusou formalmente o recebimento do mesmo. Veja aqui o texto na íntegra.

 

Retornar ao topo

 

© 2014 by SERGIO BARCELLOS. Proudly created with Wix.com