© 2014 by SERGIO BARCELLOS. Proudly created with Wix.com

Produção audiovisual sobre Carolina Maria de Jesus

No ano seguinte ao lançamento de Quarto de Despejo, 1961, Carolina teve seu livro adaptado para o teatro. A peça "Quarto de despejo" estreou no dia 27 de abril de 1961, no Teatro Bela Vista, em São Paulo. O espetáculo foi dirigido por Amir Haddad e a adaptação para o palco foi feita por Edy Lima. A cenografia esteve a cargo de Cyro Del Nero e Nydia Licia foi responsável pela produção.

O elenco contou com cerca de quarenta atores. Ruth de Souza representou o papel de Carolina.

 

 

 

Em 1971, a alemã Christa Gottman-Elter dirigiu o documentário Favela - Das Leben in Armut (Favela, a vida na pobreza). A exibição desse documentário no Brasil teria sido vetada pelo então embaixador brasileiro em Berlim. Apenas em 2014 teve sua primeira exibição no Brasil, graças aos esforços do Instituto Moreira Salles, que adquiriu uma cópia do filme, restaurou e legendou.

O projeto Vida por Escrito também recebeu como doação do Sr. Marcus Misch (Trier Mediazentrum, Alemanha) uma cópia do filme, que agora encontra-se no Acervo de Escritores Mineiros, na Universidade Federal de Minas Gerais.

* Formato: 35mm; duração: 17 min.

Em 1983, foi ao ar o Caso Verdade "Quarto de despejo - de catadora de papéis à escritora famosa", exibido entre os dias 07 e 11 de março, pela Rede Globo.

 

Em 2003, Jeferson De dirigiu o documentário Carolina, com Zezé Mota e Gabrielly de Abreu. O filme recebeu o prêmio de melhor curta documentário no Festival de Cinema de Gramado

*Formato: 35mm; duração: 14 min.

 

Vidas de Carolina, dirigido por Jéssica Queiroz é lançado no ano do centenário de Carolina Maria de Jesus.

* Duração: 10 min.

Veja mais vídeos sobre Carolina Maria de Jesus aqui